quarta-feira, 25 de março de 2009

PRÉ-HISTÓRIA

PRÉ-HISTÓRIA
Época anterior à escrita. Divide-se em paleolítico e neolítico.




PRÉ-HISTÓRIA







STONEHENGE

IDADE ANTIGA-ARTE EGÍPCIA

A civilização egípcia já era bastante complexa e riquíssima. A religião invadiu a vida egípcia. Além de crerem em deuses, eles acreditavam na vida após a morte, o que era o mais importante. O fundamento dela era a glorificação dos deuses e do rei defunto, divinizado. Erguiam templos e túmulos gloriosos.








































IDADE ANTIGA-ARTE GREGA

Arte grega liga-se à inteligência. Seus reis não eram deuses, mas eram justos. Esta arte está voltada para os prazeres presentes. Observando a natureza o artista vai criando suas manifestações, estando em busca da perfeição.
















































IDADE ANTIGA-ARTE ROMANA

A arte romana foi influenciada pela arte etrusca popular e pela greco-helenística, orientada para um ideal de beleza. Os etruscos contribuiram com o uso do arco e da abóboda nas construções.




















IDADE ANTIGA-ARTE PALEOCRISTÃ

Os cristãos criaram uma arte simples e simbólica, feita por pessoas comuns, originando a denominada arte cristã primitiva. Devido à ameaça dos romanos, surge a fase catacumbária. o Imperador Constantino, em 313 D.C., legaliza o cristianismo, surgindo então a fase basilical. Os romanos haviam cedido algumas basílicas para suas celebrações.


















IDADE ANTIGA- ARTE BIZANTINA

O Imperador Constantino possibilita o aparecimento da arte bizantina, com a mudança da capital para Constantinopla. A influência das artes romana, grega e oriental, levou a criação de um novo estilo de arte, rico em técnica e cor.













IDADE ANTIGA-ARTE ISLÂMICA

No ano de 622, com o exílio de Maomé, começa a expansão do Islã. Os muçulmanos, nômades, demoraram para se indentificar com uma estética própria. No âmbito sagrado há a concentração da geometria e do abstrato (sempre simbólicos). A representação figurativa era condenada. A classe alta e os príncipes mecenas realizaram suas obras para a comunidade de acordo com as leis do Islã.











terça-feira, 24 de março de 2009

IDADE MÉDIA-ARTE GÓTICA




















A arte gótica desenvolveu-se dos séculos XII a XIV e início do século XV apresentou características do Renascimento. Essa escola procurou o realismo na representação do seres, que compunham as obras. Os corpos eram recobertos de roupas e o semblante dirigido para o céu. Foram precursores do renascimento. O principal pintor foi Giotto. A idade média, para alguns historiadores, é o período que abrange de 476 a 1453 D.C. Os germânicos invadem o império romano, originando diversos reinos. A autoridade imperial desaparece em 476 D.C. com a queda de Romulus Augustus. As pinturas desse periodo são cheias de luzes e bidimensionais, geralmente, financiadas pela igreja. A peste negra de 1348 influenciou algumas pinturas, assim como a agricultura, que logo após entrou em colapso. Algumas imagens não são góticas e pertencen a alta idade média.